2014/01/28

Cachorro-quente, corrente de prata

Assim que o filme terminou, decidiu sair para comprar comida. Entre as duas quadras que separavam seu apartamento da barraca de cachorro quente, ficou pensando sobre o filme e como uma pessoa viciada tem dificuldades para largar um vício. Não que a história ou seu desfecho tivesse deixado o rapaz melancólico, mas o deixou pensativo. Ficou admirado com o encanto da atriz que encarnou a protagonista, sobre como algumas pessoas que têm tudo conseguem se contentar com nada ou desejam se afundar em coisas “ruins”. Não que estivesse nessa situação, mas ficou pensando.
Fez o pedido, trocou algumas palavras com a já conhecida atendente e se distanciou para que outros clientes pedissem seus lanches.
No centro da praça onde ficava a barraca, havia um busto em bronze da mulher que batizava o lugar e, perto dali, estava um cachorro olhando todas àquelas pessoas comendo seus lanches. O animal parecia faminto.
Então o rapaz olhou para a lixeira ao seu lado e recolheu alguns restos de comida para dar ao cão. Sentou-se ao lado do animal que mal respirava e engolia tudo como se fosse sua última refeição. Talvez fosse. Eis a vida de um andarilho na metrópole egocêntrica.
O rapaz então se sentou junto ao cachorro ao pé do monumento e ficaram os dois ali observando a noite, as pessoas. De repente, o rapaz se levantou, foi à barraca e perguntou se seria possível que lhe dessem duas ou mais vinas para que ele alimentasse o cachorro.
Depois do banquete, o cachorro seguiu seu rumo incerto. O rapaz então começou a andar pela praça a espera do pedido, mas havia muita gente na frente. Na barraca, havia uma televisão, que chamou a atenção dele.
Não foi o programa a ser exibido que o paralisou, foi a moça que estava sob o aparelho esperando seu pedido. Olhos verdes, cabelos loiros e cacheados, camiseta verde com “India” e uns desenhos estampados. Assim como ele reprimia sua ansiedade roendo unhas, ela parecia fazer o mesmo ao mexer na corrente de prata que repousava em seu peito.
Porém, o que mais chamou a atenção do rapaz na moça foi que ela era incrivelmente parecida com a atriz do filme que ele recém assistira. Um dos personagens do longa definia a protagonista como “olhos melancólicos” e isso reforçava a semelhança entre as duas mulheres. Além de não parar de mexer em sua corrente, seus olhos estavam dispersos, livres da gravidade, iam e viam a todos os cantos da barraca, da praça, das pessoas. De vez em quando, a rota do olhar colidia com a do rapaz, que tinha dificuldade em prender o foco a outra coisa que não fosse a moça.
Ele não podia chegar nela. Ouvindo as conversas, descobriu que as duas mulheres que estavam ao seu lado eram sua mãe e sua vó. As três se distanciaram da barraca e se recostaram sobre o carro delas. Com a demora para o pedido sair, as duas mais velhas entraram e se sentaram. A mais nova permaneceu encostada no veículo e, de tão ansiosa, tirou a corrente e a repousou sobre o próprio rosto como se fosse um bigode. O acessório quase caiu e ela riu sozinha. Quer dizer, o rapaz também riu consigo mesmo da cena.
O observador estava de braços cruzados, e, ao ser flagrado pela moça e perceber que ela estava na mesma posição que ele, deixou um sorriso escapar. A moça disfarçou olhando para a calçada e sorriu. Tímida, parecia que ela queria que o rapaz visse o sorriso que lançou. Ela gostava de sentir que pessoas percebiam sua existência, já que ela não era explícita a ponto de gritar literalmente que existia (ou não queria ser vista). Com o canto do olho, ainda sorrindo, mirou o rapaz, que ainda a observava também sorrindo.
Ela queria pega-lo pela mão e levar os olhares e sorrisos tímidos a lugares que só os dois pudessem desfrutar.
Ficaram ali se comunicando silenciosamente por um bom tempo.


- Pedro! Dois simples pra viagem.
Pegou os lanches e partiu. Não olhou para trás, mas sentiu (e sorriu para si mesmo ao acreditar na possibilidade de) que a moça estivesse o observando a distância. Nunca mais se encontraram novamente. Ele se casou duas semanas depois e foi morar em outra cidade. Ela morreu em um acidente de ônibus em um feriado santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário