2015/09/28

Lonely People XIV


Com as visitas frequentes ao restaurante do outro lado da rua, aprendeu em conversas enquanto esperava pastéis, que as duas pessoas mais velhas que trabalhavam no balcão eram proprietárias do lugar e pais da moça bonita. Porém, por ser péssimo em lembrar nomes, demorava para lembrar os nomes dos membros da família.
Numa sexta-feira de expediente mais leve, tirando quando ocorre alguma tragédia, que não escolhe data para acontecer, fez uma pausa e atravessou para comprar lanche para ele e seus colegas. Entrou no restaurante e se assustou ao identificar a música que tocava na rádio de sempre do lugar. A versão a ser reproduzida não parecia pertencer ao perfil daquele público radiofônico. “Mas se eu já te perdi, como vou me perder? / Se eu me perdi, quando perdi você...”, cantarolou baixinho, lembrando imediatamente da psicóloga, enquanto esperava alguém lhe atender. Saiu da cozinha a dona, sempre muito receptiva:
- Oi, lindo, cê tá bem?
- Tudo certo, como andam as coisas por aqui?
- Tudo meio parado hoje, né? Parece que o povo tá desanimado e esqueceu que hoje é sexta.
- Eita, então agora cês vão trabalhar... - Disse, rindo, e fez o pedido.
- Cinco pastéis de queijo, dois de carne e dois de pizza, Marli, pra viagem. - Gritou a mãe de Ágata cujo nome Jean não lembrava.
O rapaz quis pagar a conta imediatamente e a dona puxou assunto:
- Vi um moço parecido com você esses dias ali na P. XIX d. D.
- Que dia? Sábado?
- Isso, era quase meio dia.
- Era eu mesmo! Como é que não te vi?
- Eu tava na R. P. G., quase na esquina, com a minha filha.
- A… - Pausa para lembrar o nome da moça - Esqueci o nome dela… Agnes? Sei que começa com “A”... Não, não é Agnes, espera, tem a ver com pedra preciosa.
- Ah, ela é preciosa mesmo, mas é Ágata. Agnes é pedra preciosa?
O rapaz se questionou de onde tirou a relação entre Agnes e pedras preciosas. Perguntou:
- Por onde ela anda? Faz tempo que não vejo ela por aqui.
- Ela tá internada…
- O quê? - Perguntou sem deixar a mulher terminar.
-... Em casa estudando. Fim de semestre, menino, ela fica louca de estudar.
- Ah é? O que ela faz?
- Engenharia química.
- Cinco pastéis de queijo, dois de carne e dois de pizza pra viagem! - interrompeu Marli, saindo da cozinha.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário